Informações

UM SORRISO BONITO PARA TODOS
PORQUÊ ENDIREITAR OS DENTES?
SINAIS PRÉVIOS QUE INDICAM QUE É ALTURA PARA UM EXAME ORTODÔNTICO
O TRATAMENTO ORTODÔNTICO HOJE EM DIA
MITOS E FACTOS



UM SORRISO BONITO PARA TODOS

Após a invenção do espelho mas não mais do que o ano 1.000 AC, os Gregos da Antiga Grécia começaram a usar bases de metal e tripas de gato num esforço para melhorar o sorriso que lhes fora dado pela natureza.

A ortodontia percorreu um longo caminho nos últimos mil anos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos de meia-idade do sexo feminino e masculino, seniores – todos estão a tirar partido da simplicidade que distingue a Ortodontia dos nossos dias.

Existem soluções ortodônticas para todos os tipos de vida e carteiras. Os orçamentos para os tratamentos ortodônticos variam muito com a complexidade do tratamento.

A Ortodontia dedica-se à criação de sorrisos bonitos ao alinhar os dentes, os lábios e os maxilares. Os dentes direitos funcionam melhor, são mais fáceis de higienizar e a probabilidade de durarem uma vida é maior.

O seu ortodontista/médico dentista pode melhorar a maioria dos problemas de alinhamento de dentes e de maxilares em qualquer idade. A Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial(SPODF) recomenda que as crianças sejam vistas por ortodontistas por volta dos 7 anos de idade.


PORQUÊ ENDIREITAR OS DENTES?

Dentes direitos ajudam a trincar, mastigar e falar bem. Dentes direitos contribuem para dentes e gengivas saudáveis. Dentes e maxilares bem alinhados podem suavizar ou prevenir problemas de saúde. Dentes que funcionam melhor têm tendência a parecerem melhores: um sorriso atraente é um agradável "efeito colateral" do tratamento ortodôntico.

Um sorriso atraente é um maravilhoso bem: contribui para a auto-estima, a auto-confiança e uma melhor imagem de si – qualidades importantes em qualquer idade. Uma aparência agradável é um factor vital para a auto-confiança. A auto-estima de uma pessoa melhora muitas vezes à medida que o tratamento ortodôntico coloca os dentes, os lábios e a face proporcionalmente. Deste modo, o tratamento ortodôntico pode promover o sucesso social e profissional assim como melhorar o comportamento geral de uma pessoa para com a vida.

Existem factores psicológicos que também são importantes. Foi provado clinicamente que um sorriso bonito conduz a uma maior auto-estima. A confiança gera sucesso. Quem tem um sorriso bonito tem muitas razões para estar feliz.


SINAIS PRÉVIOS QUE INDICAM QUE É ALTURA PARA UM EXAME ORTODÔNTICO

  1. Perda prematura ou tardia dos dentes de leite
  2. Dificuldade em mastigar ou trincar
  3. Respiração bucal
  4. Sucção digital ou qualquer outro hábito oral
  5. Apinhamento, dentes desalinhados, ou dentes bloqueados
  6. Maxilares que deslocam e, estalam ou estão para frente ou para trás
  7. Dificuldade na fala
  8. Dentes para  afrente
  9. Dentes que se encontram de forma anormal ou que não se encontram , ao trincar
  10. Desequilíbrio ou assimetria facial
  11. Cerrar ou ranger os dentes


O TRATAMENTO ORTODÔNTICO HOJE EM DIA

Um estudo efectuado às mães pela American Association of Orthodontists (AAO) conclui que 86% das mães disseram que o aparelho ortodôntico é mais giro hoje em dia do que quando eram crianças. 69% também disseram que usar aparelho fazia os seus filhos sentirem-se mais na moda, e 81% acharam a experiencia do tratamento ortodôntico como positiva ou extremamente positiva.

A possibilidade de escolher cores diferentes e de mudar de cores, por exemplo, é uma maneira entusiasmante de personalizar a aparência para os mais novos. Esse entusiasmo ajuda-os a sentirem-se bem durante o seu tratamento ortodôntico e pode contribuir para o sucesso do tratamento.

As Mães Descrevem o Aparelho Ortodôntico como o Melhor Investimento
Embora a percepção e o comportamento à volta do aparelho ortodôntico tenham mudado ao longo dos anos, o objectivo do tratamento ortodôntico permanece o mesmo – ajudar cada paciente a alcançar um sorriso bonito. Na verdade, 78% das mães que usaram aparelho quando eram mais novas acreditam que o aparelho ortodôntico é um dos melhores investimentos que os seus pais fizeram por elas.

Mais Confortável e uma Melhor Experiencia
Uma das ideias que se tem do tratamento ortodôntico é que parece ser mais fácil e mais agradável de usar para os pacientes de agora. A maioria das mães descreve que usar aparelho era menos confortável e mais moroso, agora as novas tecnologias e as opções ortodônticas estão a tornar a experiencia dos seus filhos mais agradável. Muitas descreveram também que as visitas ao ortodontistas são divertidas e 81% descreveram a vista dos seus filhos ao ortodontista como positiva ou extremamente positiva. Consultórios "amigos" dos pacientes com jogos de vídeo, música e/ou material de leitura ajuda os pacientes mais novos a apreciarem a visita ao consultório do ortodontista. Software informático que possa prever a aparência pós-tratamento pode ajudar a manter os pacientes motivados.


MITOS E FACTOS

MITO: os aparelhos são para as crianças.
FACTO: um em cada cinco pacientes ortodôntico é adulto.

MITO: se houvesse um íman gigante em cima e alguém ligasse um interruptor, as pessoas que usam aparelho voariam das suas cadeiras e ficariam coladas ao tecto.
FACTO: Pouco provável uma vez que os aparelhos são feitos de materiais não-magnéticos.

MITO: um aparelho é doloroso e são precisos dois anos ou mais para o resultado desejado.
FACTO: após o período de adaptação, como quando se calça um par de sapatos novos, os aparelhos são confortáveis. Alguns podem só ser usados por meses e não anos.

MITO: sinais emitidos pelo aparelho ligam à Internet para fazer downloads de música para o iPod.
FACTO: isto não é possível agora.

MITO: os aparelhos são feios e chamam atenção e seriam embaraçosos numa situação de negócios.
FACTO: os aparelhos podem ser quase invisíveis, feitos de plástico claro ou invisíveis, colocados por trás dos dentes (lingual).


Fonte: www.braces.org