Eventos

1ª Reunião dos Alunos dos Cursos de Pós-graduação em Ortodontia

No passado dia 10 de dezembro, decorreu na cidade do Porto, na sede da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-facial (SPODF), a 1ª Reunião dos Alunos dos Cursos de Pós-graduação em Ortodontia a nível nacional.

A organização do evento foi da responsabilidade do Colégio de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e teve o apoio da SPODF.

Apresentamos aqui o discurso feito pelo Presidente da SPODF na 1ª Reunião dos Alunos dos Cursos de Pós-graduação em Ortodontia.

 

 

span style="font-family: Helvetica;">Quero começar por cumprimentar  o Presidente do Colégio da Especialidade, Senhor Prof. Doutor Luís Jardim e também os restantes membros

span style="font-family: Helvetica;">Prof Doutor Jorge Dias Lopes

span style="font-family: Helvetica;">Prof. Doutor Armandino Alves

span style="font-family: Helvetica;">Prof. Doutor Francisco Vale e o

span style="font-family: Helvetica;"> Dr. Nuno Montezuma

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;">Estendo os meus cumprimentos aos Exmos coordenadores dos cursos de pós graduação

span style="font-family: Helvetica;">Prof. Doutor Afonso Pinhão Ferreira: Coordenador do 10º curso de

span style="font-family: Helvetica;">Especialização em Ortodontia da FMDUP

span style="font-family: Helvetica;">Dr. Luís Filipe Duarte: Coordenador do curso Pós graduado de Especialização em Ortodontia do ISCS-N

span style="font-family: Helvetica;">Prof. Doutor Pedro Mariano Pereira: Coordenador da Pós-graduação de Especialização em Ortodontia do ISCSEM

span style="font-family: Helvetica;">E mais uma vez dirijo os meus cumprimentos aos Professores Doutores

span style="font-family: Helvetica;">Francisco Vale e Luis Jardim  agora nas qualidade de coordenadores dos respectivos cursos de pós graduação

span style="font-family: Helvetica;">Também saudo os meus colegas de Direcção aqui presentes.

span style="font-family: Helvetica;">E por fim  dirijo os meus cumprimentos a todos Exmos colegas e alunos dos cursos pós graduação.

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;">Sejam todos bem vindos à sede da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;"> Na qualidade anfitrião, não posso deixar de agradecer ao Sr. Prof. Doutor Luís Jardim por ter aceite a  sugestão, para que esta I Reunião de Alunos dos Cursos de Pós-Graduação em Ortodontia, tivesse lugar na sede da nossa Sociedade. É um momento histórico e é de facto uma grande honra receber todos estes ilustres colegas especialistas e futuros especialistas.

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;"> No entanto também temos de ser sinceros, na nossa humilde opinião a Sociedade merece este reconhecimento, pois ao longo dos quase 30 anos de história tem tido uma forte contribuição para o desenvolvimento da Ortodontia nacional em geral e da especialidade em particular, cumprindo escrupulosamente  o propósito da sua constituição.

span style="font-family: Helvetica;"> Na verdade, do ponto vista cientifico foi a SPODF que organizou as primeiras formações que precederam os cursos pós-graduação universitária, e por isso, não será exagero afirmar,  que  foi aí que começou a fase de gestação da especialidade. Tal como nesses tempos, contínua hoje a ser preocupação proporcionar uma formação de qualidade, com a ajuda dos mais notáveis colegas nacionais e internacionais, para que o grau de conhecimento dos ortodontistas portugueses continue ao mais alto nível.

span style="font-family: Helvetica;"> Também no campo politico a SPODF tem estado sempre ao lado da especialidade e é esse o caminho que queremos continuar a  seguir. Um exemplo bem ilustrativo foi a ultima grande alteração dos estatutos, em que foi criado um novo grupo de sócios, denominado sócios especialistas, com direitos equiparáveis aos sócios titulares, os únicos membros com direito de voto e que podem fazer parte dos órgão sociais.

span style="font-family: Helvetica;"> Relembrar o passado é importante, mas hoje estamos aqui fundamentalmente para tratar do futuro. Quero dar, de uma forma especial, as boas-vindas aos colegas futuros especialistas, alguns dos quais, provavelmente, nem sequer conheciam a nossa sede.

span style="font-family: Helvetica;"> Tal como eu enquanto estudante e agora como especialista, permitam-me dizê-lo, somos uns médicos-dentistas privilegiados. Ter a possibilidade  de frequentar um curso pós-graduação com professores  ao mais alto nível e de poder efectuar a candidatura a uma especialidade perfeitamente organizada e reconhecida, não só em Portugal, mas também além fronteiras, é de facto um grande privilégio. Talvez vos possa parecer “normal”, mas não é! Basta olhar para o exemplo da nossa vizinha Espanha, em que ainda nem sequer  existe a especialidade e também para a polémica recente que tem havido na constituição de outras especialidades, nas outras áreas da medicina dentária. A especialidade em ortodontia é, em termos práticos e até agora, a única que existe no nosso país! Para termos tudo isso foi necessário muito trabalho e muita coragem e porque não dizê-lo, habilidade politica de alguns colegas, três dos quais (dos 8 magníficos!) nos honram, hoje aqui, com a sua presença e quem devemos estar agradecidos. É nosso dever, como membros e potenciais candidatos a membros do Colégio de Especialidade,  continuar a lutar por este  que acreditamos e estar atentos às pressões politicas e não mais importantes, às  tentações comerciais.

span style="font-family: Helvetica;"> Todas as associações necessitam de contínua renovação, para continuar os seus objectivos e a SPODF não é excepção. Os estatutos permitem que todos os médicos dentistas sejam membros da Sociedade, mas são vocês, alunos dos cursos de pós-graduação,  que nos interessam de forma particular. Sabemos que alguns de vós já são  sócios da SPODF, os que não  são, gostaríamos que o fossem. Desta forma, a actual Direcção decidiu oferecer a jóia de inscrição aos alunos  que ainda não são  sócios e a todos a isenção de quotas até ao final do curso de pós-graduação. Mas não ficamos por aqui, também queremos lançar um desafio. Por diversas razões, a ortodontia nacional não tem tido o devido reconhecimento internacional. A SPODF é membro activo das organizações europeias de ortodontia, nomeadamente da EFOSA e da FEO. A EFOSA á a união de associações  europeias de especialistas em ortodontia. A FEO é a união das Sociedades Científicas Europeias. Paralelamente à EFOSA há uma organização só para os estudantes de pós graduação, denominada EPSOS, que alguns de vocês já conhecem e na qual não temos estado presentes com regularidade. Para garantir a presença nacional sugerimos que seja nomeado, por vós, um colega representante de todos os estudantes, sendo os custos da deslocação e da estadia suportados pela SPODF. Desta forma, esperamos criar, não só as oportunidades, mas também gerar motivação para que se inicie a divulgação do excelente trabalho que tem sido feito no nosso país e demonstrar que, pelo menos no que se refere à nossa especialidade, estamos ao mais alto nível.

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;"> Termino agradecendo a todos a vossa atenção e relembrar que a sede da SPODF não é só do sócios que fazem parte dos órgãos sociais, mas de todos os sócios, e por isso, não só hoje, neste dia tão especial, mas todos os dias são todos sempre bem vindos.

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;">Muito Obrigado

span style="white-space: pre;">

span style="font-family: Helvetica;">Américo Ferraz

span style="font-family: Helvetica;">Presidente da SPODF

span style="font-family: Helvetica;">

span style="font-family: Helvetica;">Porto, 10 de Dezembro de 2016

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;} @font-face {font-family:Cambria; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073743103 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Cambria; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Cambria; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:Cambria; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Cambria; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT; mso-fareast-language:EN-US;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 72.0pt 72.0pt 72.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->